Amazônia Assembleia Legislativa do Amazonas Brasília Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Cotidiano Economia Educação Energia
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
02/10/2019 | 01:47 - Amazonas / Assembleia Legislativa do Amazonas

Assembleia Legislativa inicia programação do Outubro Rosa

Elisa Garcia - Aleam

“O Amazonas encara esse momento com um olhar muito particular. Aqui, como já lembrou nosso presidente Josué Neto, temos uma detecção muito tardia então estamos aqui para conscientizar as mulheres, nossas servidoras da importância do autoexame. A Assembleia Legislativa faz sua parte e durante todo o mês estará com atividades. No mês de Outubro a Aleam é rosa”, destacou Alessandra Campêlo.

 

Nesta terça-feira (1) a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deu início à programação da campanha Outubro Rosa, voltada para a prevenção e conscientização contra o câncer de mama. A abertura das atividades foi marcada por uma cerimônia de inauguração da iluminação rosa do prédio, com a presença de deputados e servidores. O evento aconteceu na Praça do Povo, na sede da Aleam, às 18h.

Vice-presidente da Casa e presidente da Comissão da Mulher, a deputada Alessandra Campêlo (MDB), Lembrou que o câncer de mama é o que mais mata no Brasil, e no Amazonas é o segundo, ficando atrás apenas do câncer de pele.

“O Amazonas encara esse momento com um olhar muito particular. Aqui, como já lembrou nosso presidente Josué Neto, temos uma detecção muito tardia então estamos aqui para conscientizar as mulheres, nossas servidoras da importância do autoexame. A Assembleia Legislativa faz sua parte e durante todo o mês estará com atividades. No mês de Outubro a Aleam é rosa”, destacou Alessandra Campêlo.

O diretor de Saúde, médico Arnoldo Andrade, disse que é importante a soma de esforços para a conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero, e principalmente a necessidade de realizar exames médicos. Andrade informou que na próxima quarta-feira (2) iniciam os exames para as servidoras que se cadastraram. De 2 a 10 serão realizados exames de Papanicolau, de 15 a 16 USG Mama, USG Transvaginal e USG de Tireóide. As consultas ambulatoriais acontecerão de 21 a 28 de outubro. “Nossa expectativa é de atendermos 70 servidoras, o mesmo número de servidoras atendidas na campanha de 2018”, disse Arnoldo Andrade.

Dentre as atividades coordenadas pela Comissão da Mulher estão uma exposição de painel de mensagens no hall da Casa, campanha de arrecadação de lenços para pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCECON), e palestras com médicos que falarão sobre o tema.

 

Programação de atividades:

Dia 1º de outubro, às 18h, na Praça do Povo, inauguração da iluminação do edifício da Aleam;
De 2 a 10 de outubro, às 9:30h, no Centro Médico Carlos Avelino, exames de Papanicolau (preventivo);
De 2 a 3 de outubro, das 8h às 14h, no hall da Galeria dos Presidentes, Espaço de Beleza e Relaxamento;
De 7 a 11 de outubro, das 8h às 14h, no hall de entrada da Aleam, Exposição de Painéis de Mensagens;
De 7 a 25 de outubro, das 8h às 14h, no hall de entrada da Aleam, campanha de arrecadação de lenços para pacientes da FCECON;
Dia 10 de outubro, às 9:30h, no Auditório Senador João Bosco, palestra “Câncer de Colo Uterino”, palestrante Dra. Maria Eugênia Seffair Lins de Albuquerque Catunda, médica ginecologista da Aleam. Às 10:30h, palestra “Câncer de Mama: prevenção e Tratamento, palestrante Dr. Euler Ribeiro Filho, cirurgião plástico.
Dias 15 e 16 de outubro, das 8h às 16h, no Centro Médico Carlos Avelino, exames de USG de Mama, USG Transvaginal, USG Tireóide;
Dias 21,22,23 e 28 de outubro , das 8h às 10h, no Centro Médico Carlos Avelino, consulta com a médica ginecologista Maria Eugênia Seffair;
Dia 22 de outubro, às 8h, no hall da Galeria dos Presidentes, Dia Rosa (todos os servidores usando a cor rosa) e Lançamento da Cartilha do Autoexame;
Dia 23 de outubro, às 9h, na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, concerto “Violões Rosa”.

Estiveram presentes os deputados Saullo Vianna (PPS), Joana Darc (PL), Alessandra Campêlo (MDB), Therezinha Ruiz (DEM), Fausto Júnior (PV). 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença