Amazônia Assembleia Legislativa do Amazonas Brasília Câmara Municipal de Manaus Cidades Ciência Cotidiano Economia Educação Energia
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
16/09/2019 | 20:00 - Pará / Amazônia

PA. Governo monta força-tarefa para combater focos de queimadas na APA Alter do Chão

Júlio César Antunes

"Às 5h da manhã já estávamos aqui com a equipe. Subimos o drone, identificamos os focos, passamos para os bombeiros. Quando vai para 8h e 10h da manhã, como o sol esquenta e o vento sopra, o fogo levanta. Por isso que a gente viu aquele fogo daquele tamanho ontem. Não tínhamos visto um fogo daquele tamanho aqui. Todo ano queima aqui, atuamos desde o não passado, mas esse ano foi muito grande", relatou Daniel Govino.

 

Uma força-tarefa foi montada para conter as queimadas na Área de Preservação Ambiental Alter do Chão (APA Alter do Chão). Os focos iniciaram no sábado (14), foram contidos no domingo (15), mas devido a forte estiagem que atinge a região, as chamas acabaram retornando nesta segunda-feira (16).

Estão engajados no combate aos incêndios equipes da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Agricultura e Pesca (Semap), Infraestrutura (Seminfra) e Defesa Civil; Câmara de Vereadores; Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas (CRBGA); 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM); Polícia Civil; Polícia Militar; Brigadistas Civis; Exército Brasileiro; Associação dos Militares Reservistas do 8º BEC e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Gestão municipal articulou ajuda com os governos Estadual e Federal. Foto: Júlio César Antunes

Daniel Gutierrez Govino é um dos voluntários da Brigada de Combate a Incêndios de Alter do Chão. Segundo ele, no sábado, a equipe com oito brigadistas foi deslocada, mas não conseguiu controlar o fogo, que estava intenso, e resolveu articular com o Corpo de Bombeiros as ações do domingo.

Conforme o Ten. do 4º GBM, Albert Lira, já foi atingida aproximadamente uma área de 10 quilômetros quadrados. "Aqui o tempo está bastante seco. São focos muito isolados um dos outros e a dificuldade maior é a localização desses focos"

Na manhã desta segunda, aproximadamente 200 pessoas entre civis, bombeiros, militares, agentes ambientais e prefeitura atuaram nos trabalhos de eliminação das chamas.

 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2019 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença