Brasília Cidades Ciência Cotidiano Cultura Economia Educação Energia Entretenimento ESPECIAL PUBLICITÁRIO
GALERIAS RÁDIO TV
notícias
04/02/2021 | 19:15 - Amazonas / Notícias

Idam intensifica programa de capacitação virtual para técnicos do setor primário durante pandemia

FOTOS: Divulgação/Idam

 
 
O Programa de Capacitação Técnica dos Extensionistas Rurais, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), continua durante o mês de fevereiro. Nesta semana, com uma programação 100% virtual, cerca de 260 técnicos das 66 unidades locais do Instituto, em todo o estado, participam dos cursos sobre Produção Sustentável da Pecuária e Cadastro Ambiental Rural (CAR).
 
A série de capacitações virtuais que iniciou em janeiro, em virtude das restrições impostas pelo cenário da pandemia de Covid-19, já abordou temas sobre as cadeias produtivas da produção florestal madeireira (madeira manejada) e não madeireira (castanha-do-Brasil, borracha e óleos vegetais). Para as próximas semanas, os temas discutidos serão crédito rural, aquicultura, pesca, agroecologia e produção orgânica.   
 
De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o Programa de Capacitação, por videoconferência, deve continuar enquanto houver restrição de circulação e isolamento social. E será adotado como rotina após a emergência sanitária.
 
“Temos que continuar ajudando o produtor, que não pode parar de produzir alimentos para o seu sustento e também para abastecer a mesa dos amazonenses. Para isso, estamos nos esforçando para prover informação técnica, administrativa e de gestão. Estamos também com o canal ‘Idam Atende’ via telefone e whatsApp, que está atendendo produtores de todo o estado, os quais solicitam informações da área técnica sobre políticas públicas de inclusão social, produtiva, econômica e agroambiental”, destacou Valdenor.
 
Valdenor Cardoso registra ainda que tais procedimentos só foram possíveis de realizar pelo fato do governador Wilson Lima ter provido o Idam com uma rede de comunicação via satélite, estruturada com 66 antenas linkadas à rede mundial de comunicação. A estrutura está viabilizando eficiência na comunicação entre o Idam Central e as 66 unidades locais distribuídas em todo o estado.
 
Segundo o gerente de Capacitação e Metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Pedro Chaves, a qualificação técnica e administrativa dos servidores e colaboradores visa garantir celeridade na prestação dos serviços, tanto de assistência ao produtor como de apoio às políticas públicas em todos os municípios. “Nossa missão é oportunizar às famílias rurais o conhecimento técnico, para melhor administrar suas unidades de produção familiar em todas as etapas, seja nas práticas de cultivo, na organização produtiva ou comercialização de produtos”, destacou.
 
Canais de Comunicação - O ‘Idam Atende’ disponibiliza o atendimento emergencial via telefone e WhatsApp através do número (92) 98855-1231. Os produtores podem entrar em contato para esclarecer dúvidas sobre serviços; obter informações referente ao Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Ambiental Rural (CAR), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Crédito Rural; e outras informações técnicas.

 
O Canal Idam Rural no YouTube também disponibiliza uma série de cursos e palestras gratuitos, sobre pecuária regenerativa, cultivo de tambaqui, cultura do abacaxi, manejo da castanha-do-Brasil, boas práticas na criação de aves (corte e postura), entre outros.
 

Acesse: https://www.youtube.com/channel/UCJpN0DbWm7RbTKbZwqccIzg 

deixe seu comentário

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Acompanhe nas redes sociais

© 2006 - 2021 Roteiro Amazônico. Todos os direitos reservados.

sob liçença